.: Protocolos

Protocolos


O que são protocolos de comunicação?



Para que se possa haver uma comunicação entre os computadores da rede é presciso que todos ultilizem o mesmo protocolo, ou seja, cabe ao protocolo determinar como será realizada a transferência de dados de um computador para o outro.

Exemplo:

o MSN é um tipo de protocolo, o ICQ é um outro tipo de protocolo, ou seja você só conseguirar conversar com uma outra pessoa se ela estiver usando o mesmo protocolo!




Como os protocolos são diferentes, você não obterar resultados positivos na conexão! vamos fazer um exemplo bem simples para vocês entederem, é como uma pessoa falase Inglês e uma outra falase Português. nenhum dos dois iriam se entender. os protocolos agem da mesma forma. um não iria entender os códigos enviados pelo outro.então a conexão e ecerrada!



com a ultilizaçao dos mesmos protocolos, são enviadas os códigos pelo Micro emissor e traduzido pelo micro recepitor, se não ocorrer algum problema durante a conexão, os protocolos estaram se comunicando um ao outro.



Pode ocorrer conexão entre dois computadores com sistema operacional diferente?

Sim! como resaltei no topico acima para que dois ou mais computadores se conectem basta que eles ultilizem o mesmo protocolo.


Quais os tipos de protocolos?

existe uma variedade de protocolos dentre eles estão TCP/IP, NetBEUI, SPX/IPX, dentre outros. atualmente o protocolo mais ultilizado é o TCP/IP, a camada TCP serve apara o transporte de dados e arquivos e o IP serve para encontar o endereço aonde será descarregado os dados. mas os protocolos tem outra função que é quebrar os arquivos na rede, vamos supor que um fucionario estar em seu ambiente de trabalho aonde se encontra vários computadores, e apenas existe uma unica rede, e se encontra um unico computador que faz o papel de servidor de arquivos. vamos dizer que o funcionario que um certo relátorio e começa a copiar o arquivo do servidor, mais o arquivo e grande demais e um outro fucionario também precisa de um relatorio, o que você acha o que vai acontecer?


(1)o segundo fucionario será obrigado espera o primeiro fucionario pega o arquivo


(2)o segundo fucionario poderá pega o arquivo ao mesmo tempo que o primeiro Fucionario


se você achou que foi a (2) opção então acertou, ao invez do protocolo enviar um arquivo por inteiro fazendo que ele fique dedicado a uma só transferência, o protocolo divide o arquivo em varios pedaços menores chamados de (pacotes) e os transmitem na rede. cada pacote trafega pela rede conténdo a identificação do micro de origem e do micro de destino.



0 comentários:

Postar um comentário

Ԕ