.: Topologias

Topologias



Topologias de Redes






Topologia Anel



A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicaçãoque asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino, pois sendo unidirecionais evita o problema do roteamento. Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas. Uma desvantagem é que se, por acaso apenas uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, já que a informação só trafega em uma direção. Em termos práticos, nessas redes a fiação, que geralmente é realizada com cabos coaxiais, possui conectores BNC em formato de "T", onde uma das pontas se encaixa na placa de rede; uma é a origem do cabo vinda da máquina anterior e a outra será o prosseguimento para a máquina seguinte.


Vantagens: - Velocidades: Operam em até 150 Mbps. - O modo FDDI permite operações dedicadas para redes que apresentam um alto fluxo de dados. - As Colisões são mínimas.


Desvantagens: - Custo Alto - Dificuldade de expansão: O número de máquinas é restrito sendo que cada inserção tem-se perda do desempenho da rede. - Manutenção: Dependendo do material usado deve-se adotar manutenção preventiva a cada 3 meses para evitar a ruptura do anel.




Topologia Estrela



hoje em dia a topologia mais usada é a topologia estrela. nesta topologia exite um concentrador os dois são conectados por um cabo. geralmente é ultilizado o cabo de par trançado. qualquer computador pode ser conectado ao concentrador desde que haja uma porta livre. podemos ultilizar como concentrador os seguintes aparelhos. Hub,Switch,Roteador.

Vantagens:

* Se o cabo se partir ou apresentar mau contato, apenas o computador que esta ligada ao cabo deixarar de fucionar, o restanto da rede continuara fucionando normalmente.


* O trafego da rede é bem menor se comparado a uma rede que utiliza topologia linear, pois com a utilização de um Switch as informações são enviadas apenas para a estação desejada, evitando um trafego desnecessario.

* Só os cabos de par trançado não são sufiçientes para a montagem de rede, é preciso a existencia de um concentrador que pode ser o Hub ou Switch. Atualmente esses equipamentos estão num preço bem acessível, deixando de ser um empecilho para quem precisa montar uma rede.


Desvantagens:

- Pontos de presença fixos (layout) exigindo reinstalação dependendo do caso.

- Cabaglem (par-trançado) sensível a interferências externas (problemas de blindagem), o que limita sua utilização em ambientes comerciais ou livres de ruídos elétricos. Por outro lado, em ambentes industriais (altos ruídos) é recomendável o uso de fibras-óticas o que aumenta os custos da instalação


- Adicionar uma nova estação em uma rede já montada é uma tarefa bem simples, basta conectar o cabo a uma das portas do Hub o Switch.


Topologia Linear




Topologia linear ou também conhecida como topologia barramento, é a rede que ultiliza o mesmo cabo. Essa topologia utiliza cabo coaxial, que deverá possuir um terminador resistivo de 50 ohms em cada ponta. o tamanho do cabo esta limitado no maximo 185 metros no caso do cabo coaxial fino.Este limite, entretanto, pode ser aumentado através de um periférico chamado repetidor, que na verdade é um amplificador de sinais.


Como todas as estações compartilham um mesmo cabo, somente uma transação pode ser efetuada por vez, isto é, não há como mais de um micro transmitir dados por vez. Quando mais de uma estação tenta utilizar o cabo, há uma colisão de dados. Quando isto ocorre, a placa de rede espera um período aleatório de tempo até tentar transmitir o dado novamente. Caso ocorra uma nova colisão a placa de rede espera mais um pouco, até conseguir um espaço de tempo para conseguir transmitir o seu pacote de dados para a estação receptora.

Vantagens:

- Baixo Custo

- Facilidade de expansão: Apesar da limitação de distância entre os terminadores (até 500 metros para um cabo coaxial grosso ou, aproximadamente, 200 metros para o cabo coaxial fino), podemos ultrapassá-las uitlizando equipamentos denominados "repetidores" (baixo custo). Como prório nome sugere, tais equipamentos repetem os sinais de um segmento físico de rede nos outros, funcinando como um concentrador.

- Velocidade: Operam até em 16 Mbps.

Desvantagem:

- Manutenção. Com o passar dos anos aparece a oxidação natural das conexões começando as colisões.

- Colisões comprometem todos os equipamentos da rede.

0 comentários:

Postar um comentário

Ԕ