.

Tipos de Cabo



No mercado atualmente existe três tipos de cabo que são:o cabo Coaxial,o de Par Trançado e o de fibra Ótica.



Cabo Coaxial


hoje em dia será dificil encontrar um rede que ainda se adepta ao cabo Coaxial. o cabo coaxial foi usado durante muito tempo para montar redes de computadore, porém à evolução natural, o cabo de par trançado o substituiu oferecendo muito mais vantagens.

O cabo coaxial usado em redes de Internet podem ser facilmente confudidos por cabos ultilizados em antenas de TV, porém o cabo de TV possui uma impedância de 75ohms enquanto o cabo de rede possui impedância de 50 ohms.portanto o cabo de TV não pode ser ultilizado para montar uma rede.

O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequência muito elevadas e isto para longas distâncias.


Vantagens:

O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linha de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenômeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas. Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado

Desvantagens:

-atualmente o cabo coaxial é mas caro que o cabo de par trançado.

-a taxa máxima de transferência é de 10 Mbps.






Cabo par Trançado


Existe dois caboos de par Trançados que são UTO eo STP. O STP é um pouco mais caro pelo fato, que ele oferece uma blindagem extra, uma capa de aluminio que o envolve.


a segui a sua taxa de transferência:10Mbps,100Mbps e 1000Mbps. o cabo de par trançado permite a uma distancia maxima de 100 metros entre os componentes, se a distancia for maior pode ocorrer lentidão na conexão e interferência.O cabo de par trançado é mais flexivel do que o cabo coaxial facilitando o seu manuseio. facilitando a sua passagem do cabo em conduítes embutidos na parede e é também mais facil apresentar problemas de quebra do cabo e mau contato.




Cabo de Fibra Ótica



O cabo de fibra ótica é capaz de transportar raios de luz que são interpretados e transformados em dados no formato de bits. isto é a fibra ótica, ou seja, um meio de transmitir dados em alta velocidade e atigir grandes distâncias sem danificar o sinal. o fio de fibra ótica é tão fino quanto um fio de cabelo, um de seus modelos chega a possuir 62,5 mícros de espessura, enquanto o fio de cabelo mede cerca de 100 mícrons.
Aluz dentro da fibra ótica só pode ser transmitida em uma direção por vez.portanto um cabo deve possuir no mínimo dois par de fios como na fígura acima. um receberar os dados e o outro os transmitirar os dados. alguns cabos possui 4,8,12,16,24,36 ou mais fios.
este tipo de tecnologias atualmente se emcontra em empresas de telecomunicações como a TV a cabo. Ná grandes redes de Internet, as grades empresas ultilizam fribra ótica apenas para interligar seus departamentos distantes um dos outros, são os chamados backbones ou espinha dorsal da rede.
A fibra ótica pode atigir uma distância de até 60 Km com uma taxa de transmissão de até 1 Terabits por Segundo, para que chegem a essa velocidades as empresas de telecomunicação ultilizam aparelhos de grande porte de transferência.para a fibra ótica existe variados conectores que são: Conector ST,SC,FC,LC.
A rede de fibra ótica é classificadas em dois grupos:

*Multimodo- São fibras com maior espessura, com cerca de 62,5 mícros e são ultilizadas em distâncias menores que 2Km e sua taxa de transferência é mais baixa.como a fibra é mais espressa, a luz reflete várias vezes nas paredes do núcleo e vai caminhando na fibra, com isso alguns raios chegam primeiros que outros, causando um efeito chamado de dispersão modal. Estas fibras exigem equipamentos menos complexos. Portanto, são mais baratas e mais ultilizadas atualmente.

*Monomodo- São fibras mais finas (cerca de 10 mícros). Portanto, o raio de luz não fica refletindo muitas vezes sobre a parede do núcleo, permitindo que o feixe de luz chegue mais rápido ao receptore que atinja distância maiores, como por exemplo 60 Km, Estas fibras exigem equipamentos mais complexos e são mais caras. por suas caracteristicas as fibras monomodo são mais ultilizadas po empresas de telecomunicações, telefonia pública e TV a cabo

0 comentários:

Postar um comentário

Ԕ